AVR Studio 4

Esta secção contém informação necessária para instalar o ambiente de desenvolvimento AVR no sistema operativo Windows.

Instalação

Necessita do seguinte software que pode ser descarregado da página dos fabricantes ou adquirido do CD disponibilizado no kit Robotic HomeLab. kit.

1. AVR Studio

AVR Studio 4 IDE (Integrated Development Environment) é o software base para escrever o código fonte, compilar e carregar o programa para o controlador. AVR Studio pode ser descarregado da página da Atmel.

2. WinAVR

WinAVR é um compilador GNU-GCC para microcontroladores AVR. É um freeware que pode ser descarregado da página no Sourceforge. Durante o processo de instalação WinAVR sugere um nome de directoria contendo um numero de versão extendido. Aconselhámos cortar o numero da versao e instalar na seguinte directoria:

 
C:\WinAVR

3. Biblioteca Robotic HomeLab

Biblioteca Robotic HomeLab é composta de uma série de funções desenhadas para o kit Robotic HomeLab e controladores AVR. Ao utilizar a biblioteca a programação torna-se mais simples e eficiente. A versão mais recente pode ser descarregada da página web do Robotic HomeLab. Esta biblioteca deverá ser instalada na mesma directoria do WinAVR.

Robotic HomeLab baseado em ATmega2561

4a. Interface JTAG

Interface JTAG - HappyJTAG2 é uma interface entre o programador e o AVR Studio. O software está empacotado em um arquivo zip, para instalar basta descompactá-lo para o diretório desejado, por exemplo, C:\WinAVR (não é necessário instalar o software em separado) HappyJTAG2 para HomeLab

5a. Driver de programação

Conectar o módulo controlador do Robotic HomeLab por cabo USB e esperar que o Windows instale os drivers necessários JTAG. Na maior parte dos casos a instalação dos drivers ocorre automaticamente. Ao clicar na mensagem de instalação no canto inferior direito conseguimos aceder à janela de instalação de drivers (Windows 7).

Antes do próximo passo deve esperar até que a instalação esteja totalmente concluída.

Robotic HomeLab baseado no ATmega128

4b. Driver de porta COM virtual

Driver permite a coneção do programador JTAG-ICE por USB com o PC. O driver tem de ser instalado antes de ligar o programador. O nome do ficheiro de driver é do tipo “CDM x.xx.xx.exe”, onde “x” são números referentes à versão do driver. Após a instalação do driver pode conectar o programador JTAG-ICE pela porta USB e deixar o Windows detectar o dispositivo automáticamente. Consegue ver uma notificação na barra de estados do windows sober o processo de instalação.

Notificação da descoberta do novo dispositivo

De acordo com o número de portas virtuais préviamente definidas no computador o windows atribui o próximo número de porta para o novo dispositivo. Um novo número de porta COM é gerado se o dispositivo estiver ligado ao mesmo computador por outra porta USB. Algumas versões do AVR Studio não conseguem utilizar o programador se o número de porta COM exceder o número 10 e o número 4 em caso de utilização para depuração. Para evitar esta situação pode modificar o número de porta COM atribuido no Device Manager e atribuir-lhe um novo número dentro da gama COM0…COM4. Ver o processo completo aqui .

pt/examples/setup/avrstudio.txt · Last modified: 2020/07/20 09:00 by 127.0.0.1
CC Attribution-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0