Comunicação

Interface de dados

Com microcontroladores é possível controlar os actuadores, ler os valores de sensores e muitas outras coisas, mas sempre permanece a necessidade de conectar todos os tipos de dispositivos, o que não permite comunicar através do envio de sinais digitais simples. A razão pode ser: haver demasiados sinais de controle necessários para controlar o dispositivo ou haver demasiados dados para serem transmitidos. É por isso que há muitos padrões de interface de dados desenvolvidos para microcontroladores ou para todo o tipo de aparelhos eletrônicos. Os padrões estão determinando os parâmetros elétricos dos sinais e as regras de transmissão de sinais (o Protocolo).

Um exemplo simples de um protocolo é o código Morse, onde a informação é transmitida usando sinais e pausas e variando o seu comprimento. Dados digitais que transmitem os protocolos estão funcionando de forma semelhante; a informação é transmitida como valores de bits e, dependendo da interface também podendo ser modulados. Diferentes interfaces de transmissão de dados com os seus protocolos foram criados de acordo com a necessidade, mas as quantidades de dados foram sempre aumentando e novos métodos têm sido constantemente adicionadas. A situação na transmissão de dados entre os componentes eletrônicos é mais calmo. Existem interfaces I²C, SPI e UART já utilizados por um longo tempo. Interfaces de transmissão intersistem mais tradicionais são RS-232, RS-485, LIN e CAN, mas muitos microcontroladores já são produzidos com USB, Ethernet e interfaces de ZigBee sem fio. Este capítulo centra-se na transmissão de dados utilizando a interface RS-232.

pt/examples/communication.txt · Last modified: 2020/07/20 09:00 by 127.0.0.1
CC Attribution-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0